1 de 5

Legenda

Fechar

Receba novidade:

Fechar

Informações e vendas:

Organize seu material esportivo 29 de novembro 2012

Organize seu material esportivo

Organizar o material esportivo pode ser uma tarefa das mais complicadas quando o espaço é reduzido. Nessas horas é importante usar a criatividade e buscar soluções práticas para acomodar o equipamento sem deixar tudo bagunçado ou escondido atrás das portas. Ganchos, caixas organizadoras e prateleiras são excelentes alternativas para quem gosta de praticar esportes sem deixar a casa totalmente bagunçada.

Quem dispõe de um ambiente próprio para organizar esse tipo de material pode recorrer a soluções práticas para facilitar o armazenamento e até mesmo usar esse recurso como item de decoração. Margarete Fernandes e Magda Bachi, organizadoras profissionais, sugerem começar a organização descartando os materiais que não serão mais usados. Após o descarte, é fundamental fazer a limpeza dos objetos antes de separar por formas de organizar.

Otimizar o espaço para evitar a bagunça é um dos desafios de quem pratica esportes cujo equipamento utilizado é volumoso. Esse é o caso dos praticantes de esqui e golfe.

Em alguns casos é possível usar suportes para acondicionar de forma segura o material, como raqueteiras e apoios para os tacos. Para os acessórios menores, como as bolinhas e luvas, as organizers sugerem usar caixas organizadoras coloridas para facilitar a distinção do material guardado. Além disso, etiquetas na parte externa das caixas agilizam o processo de busca.

O uso de prateleiras ou armários planejados pode ajudar a organizar e livrar a casa da bagunça. Os armários podem ser montados com prateleiras ou suportes, dependendo do material a ser armazenado.

Organizar esses itens não implica necessariamente em esconder o material esportivo. Para os aficionados por esportes, uma boa sugestão é usar os artigos esportivos para compor parte da decoração dos ambientes da casa. Isso inclui redes para segurar bolas, pranchas de surfe, caiaques e até mesmo medalhas e troféus.

A dica para organizar bolas, segundo Margareth e Magda, é usar sacos próprios para elas ou caixas organizadoras, que evitam que o material fique espalhado. As redes de vôlei e futebol também podem ser acondicionadas em caixas organizadoras. Como sugestão para não misturar o material, Margareth aconselha separar as caixas em cores e etiquetá-las. Magda explica que sacos a vácuo também são uma boa opção para organizar e reduzir o espaço ocupado pelas redes.

Praticar esportes que usem bicicletas, pranchas de surfe ou caiaques exige um pouco mais de espaço em casa ou pelo menos criatividade para guardar os equipamentos de forma que eles não atrapalhem. A solução apresentada nesses casos são os suportes emborrachados ou com feltro. As pranchas de surfe, por exemplo, complementam a decoração nas casas de praia e nos quartos dos adolescentes, ficando apoiadas nas paredes e dando um visual descontraído nos ambientes.

Bicicletas podem ser usadas também como item decorativo,quando se tem espaço. Caso esse não seja o caso, Margareth lembra que suportes permitem fixar as bicicletas em ganchos, pendurando-as pelas rodas.

Para malhar em casa é preciso disposição e também organização. Materiais bagunçados, jogados em qualquer canto ou até mesmo guardados dentro das embalagens originais são suficientes para desanimar qualquer um. Para incentivar a malhação, Magda e Margareth indicam organizar o material também em caixas organizadoras, separando por cores, que distinguirão dos outros artigos esportivos.

Os pesos podem ser dispostos em caixas, prateleiras ou até mesmo em suportes próprios para essa finalidade, como os encontrados nas academias. Luvas e demais acessórios, como tornozeleiras, bolas, toalhas, colchonetes e cordas também devem ser dispostos nas prateleiras, de preferência em caixas organizadoras, também separadas por cores e etiquetadas.

 

REPORTAGENS RELACIONADAS:

Mantenha a organização em casa

Organize o armário masculino

Veja também: